10 Dicas para ensinar seus filhos a (gostarem de) ler.
Quem me apresentou esse texto foi a professora da minha filha. Achei as dicas muito boas, são simples e fáceis de aplicar. O texto é de André Gazola e pesquisando um pouco sobre o autor descobri que ele tem um site onde encontramos outras dicas legais sobre o mundo literário, é o Lendo.org não deixem de visitar!
Um beijo e aproveitem as dicas do André!
1. Escolha uma hora bem calma! Com as crianças, nós sabemos que há “horas calmas” e “horas agitadas”. Procure um lugar e uma hora calmos e sente-se com um livro. Dez a quinze minutos por dia é suficiente.
2. Faça da leitura um prazer! A leitura precisa ser algo prazeroso. Sente com seu filho. Tente não fazer pressão se ele ou ela estiverem indispostos. Se a criança perder interesse, faça algo diferente.
3. Mantenha o fluxo. Se ele pronunciar uma palavra errada, não interrompa imediatamente. Ao invés disso, dê a oportunidade para auto-correção. É melhor ensinar algumas palavras desconhecidas para manter o fluxo e o entendimento da frase do que insistir em fazê-lo pronunciar o som exato das letras.
4. Seja positivo! Se a criança diz algo quase certo no início de uma frase, tudo bem. Não diga “Não, está errado”, mas sim “Vamos ler isso aqui juntos” e dê ênfase às palavras quando pronunciá-las. Aumente a confiança da criança com dizeres positivos a cada pequena melhoria que ela conseguir. “– Muito bom! Você aprende rápido!” “– Certo! Você é muito inteligente” etc.
5. Sucesso é a chave! Pais ansiosos para que seus filhos progridam podem, erroneamente, dar livros muito difíceis. Isso pode causar o efeito oposto ao que eles estão esperando. Lembre-se “Nada faz tanto sucesso quanto o sucesso”. Até que seu filho tenha adquirido mais confiança, é melhor continuar com livros fáceis. Pressioná-lo com um livro com muitas palavras desconhecidas não vai ajudar, muito pelo contrário. Não haverá fluxo, o texto não vai ser entendido e provavelmente a criança vai se tornar relutante com a leitura.
6. Visite a Biblioteca! Encoraje seu filho a retirar livros na biblioteca. Leve-o até lá e mostre, com calma, tudo que ele precisa.
7. Pratique regularmente! Tente ler com seu filho todos os dias da semana. “Pouco, mas frequentemente” é a melhor estratégia.
8. Converse com a criança. Provavelmente seu filho tem um dia de leitura na escola. Sempre converse com ele e faça comentários positivos. Assim a criança vê que você está interessado em seu progresso e que você valoriza a leitura.
9. Fale sobre os livros... Ser um bom leitor é muito mais do que simplesmente ler palavras corretamente. O mais importante é entender e refletir sobre o que está lendo. Sempre fale com seu filho sobre o livro, sobre as figuras, sobre as personagens, como ele acha que vai ser o final da história, sua parte favorita etc. Assim você vai ver como está o entendimento dele e poderá ajudá-lo a desenvolver uma boa interpretação.
10. Varie sempre... Lembre que as crianças precisam experimentar vários materiais de leitura. Por exemplo, livros só de figuras, quadrinhos, revistas, poemas e até os jornais (mostre a ele a parte com palavras cruzadas e, claro, as tirinhas e charges).
Ótimo texto, às vezes eu me pego pensando se meus filhos vão ter o mesmo gosto pelos livros que eu tenho. Acho que vou ficar extremamente decepcionada. Mas vou seguir as suas dicas, e então pelo menos terei certeza de que fiz tudo o que podia.
ResponderExcluirBeijos
Oi, Paloma,
ResponderExcluirEstou incentivando muito minha filha tbm! quero que ela aprende desde pequena a importância dos livros na vida das pessoas. Ela tem 7 anos e lê muito bem, tenho muito orgulho dela!
beijoO
Adorei a postagem!
ResponderExcluirMirian, as dicas são ótimas!!!
ResponderExcluirMas aqui em casa tem lei: pelo menos 10 páginas por dia. Sem acordo, nem apelação. Ou lê, ou já era videogame e etc. KKKKK. Funciona, sabia? O Léo já leu uns 10 livros este ano, é bastante se vc pensar que ele tem 11 anos...
Bjks
Alê
OI Miriam...Muito boas essas dicas.Tenho 3 filhas,de 18 anos,13 e 4 anos e as 3 amam livros...a pequena quer que eu leia tudo pra ela,tem alguns livrinhos infantis guardados numa pasta e diz que é pra quando ela souber ler sozinha, ela vai vendo as figuras e vai imaginando a estória e as vezes quer contar as estorias(que ela imagina) pra nós e a de 18 anos é capaz de trocar uma "balada" com amigos por um bom livro,está fazendo faculdade de letras na Unesp aqui de Assis.Temos que passar pros nossos livros que o conhecimento é um bem que nunca ninguém vai nos tirar.Um bj.
ResponderExcluirVale também ressaltar que não adianta nada você falar para o seu filho ler, se você mesma não der o exemplo. Aqui em casa eles sempre me veem lendo, e pegaram gosto, nem preciso falar para eles lerem, pois o pedido por livros vem deles mesmo. Bjs, Rose;D
ResponderExcluirLendo essas coisas dá até vontade de ter um filho rs
ResponderExcluirEnsinar a tomar gosto pela leitura e tantas outras coisas =)
Beijinhos!
Ei Miriam,
ResponderExcluirMuito legal suas dicas, achei ótimo o post. Muito bom também para quem trabalha em biblioteca escolar. =]
Ri do método da Alê hehehe.
bjoo
Nanda.
Eu não tenho filhos, mas estou em uma batalha penosa para ensinar meus irmãos a gostarem de ler tanto quanto eu gosto! *-*
ResponderExcluirÉ mais difícil com meu irmão, minha irmã como é pirralha/caçula e adora puxar meu saco, quer ser igual a mim, então acho que será mais fácil!
Perfeito o post querida eu ameei ♥
Beijos, Mila ♥
@Camilla_Leitte
http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com
Quanto tiver filhos com certeza quero que eles leiam bastante, e ja esta aqui algumas dicas huheu.. adorei!
ResponderExcluir