[Resenha] Quando Tudo Volta - John Corey Whaley - Novo Conceito
Título: Quando Tudo Volta
Autor: John Corey Whaley
Editora: Novo Conceito
Ano de Publicação: 2014
"Uma morte por overdose. Um fanático estudioso da Bíblia. Um pássaro lendário. Pesadelos com zumbis. Coisas tão diferentes podem habitar a vida de uma única pessoa?"
Cullen Witter leva uma vida tranquila com sua família em Lily, no Arkansas, mas tudo na sua vida parece muito previsível, chato e maçante. Trabalha numa loja de conveniência e não possui muita perspectiva de futuro. Cullen possui um único irmão, Gabriel, de 15 anos, que costuma ser o centro das atenções e leva alegria por onde passa, fazendo amizade com facilidade. Gabriel é um garoto incrível e Cullen tem muita admiração por ele.
Quando Gabriel desaparece sem deixar vestígios, levando ao desespero os Witter, Cullen assume, mesmo que ninguém tenha pedido, a difícil missão de juntar os pedaços da família, procurando refazer seu lar.
Em meio a busca desesperada por pista sobre o desaparecimento, um observador de pássaros depressivo provoca um tumulto na cidade ao anunciar que um raro pica-pau, que todos acreditavam estar extinto, foi visto nos bosques de Lily, colocando a busca de Gabriel em segundo plano.
Enquanto a cidade é tomada pela euforia do reaparecimento do pássaro, Cullen sofre com a falta do irmão e luta para suportar tudo o que está acontecendo. Agora que seu mundo foi transformado e marcado pela tragédia, ele deseja somente que seus sonhos se tornem realidade...
Quando alguém é interrogado por um policial sobre a última vez que viu seu irmão mais novo, caminha rapidamente para a rua, entra no Toyota Corolla verde de sua mãe, dirige por oito quilômetros até a margem do rio White e entra na água depois de se despir. Embaixo d'água, ele grita "PORRA" sem parar, enquanto a água enche sua boca e o nariz começa a arder."
Normalmente os bons livros me dão insônia. Isso porque leio na madrugada e quando termino a leitura fico vivendo as emoções despertadas por ele. Quando tudo Volta me fez sentir assim: Insone e eufórica.
Eu devorei Quando tudo Volta em algumas horas e achei muito, muito, bom! Uma história totalmente inesperada e impressionante. Fiquei viciada e ao fim da leitura curti a minha insônia e uma séria 'depressão pós-livro'. Fiquei pensando sobre a história e em como fui surpreendida pela forma que ela mexeu com minhas emoções.
Durante a leitura você pode até pensar que alguns personagens e situações não tem nada a ver com o enredo central, mas a história vai se desenvolvendo com perfeição e você vai se dando conta de que tudo está intrinsecamente ligado e que todos os acontecimentos afetam de alguma forma os personagens centrais.
John Corey Whaley foi incrível no desenvolvimento desse livro! Comecei a ler sem pretensão alguma, mas viciei na leitura e viajei nessa história extremamente bem construída, com personagens e enredo que transbordam verossimilhança. A história possui também um leve, mas tenso suspense que te prende a cada página e quando você percebe o livro está no fim.
A história aborda os sentimentos de uma família desesperada pelo desaparecimento de uma pessoa muito amada e que tenta continuar, apesar de todo o sofrimento. Cullen Witter, personagem central, tenta parecer um adolescente normal enquanto tudo desaba ao seu redor.
Inspirado numa situação real, o suposto reaparecimento de uma espécie extinta de pica-pau em Arkansas, Quando tudo Volta é um incrível Young Adult que vai conquistar os que se aventurarem em suas páginas.
Para mim, um livro inesquecível e que, com certeza absoluta, estará entre as minhas melhores leituras de 2014.
"Vidas distantes que se mostram interligadas, como em um frágil ninho. A inteligência dos questionamentos de Cullen e sua ironia melancólica, fazem de Quando tudo Volta muito mais que o diário de uma família em pedaços."
Ainda não li o livro mas gostei muito da sua resenha e espero ter a oportunidade de ler em breve. Já está anotado em minha listinha.
ResponderExcluirMaristela G Rezende
Oi Miriam,
ResponderExcluirApesar de eu ter gostado do livro, perante os outros que li ele não foi o melhor, mas fico feliz que para você tenha sido. Também recomendo a leitura...=D...adorei a resenha.
Beijoaks Elis
http://amagiareal.blogspot.com.br/