[Resenha] Adultério - Paulo Coelho - Editora Sextante
Adultério - Paulo Coelho
Editora: Sextante
Ano de lançamento: 2014
Páginas: 240
ISBN: 978-85-431-0045-6
Linda, 31 anos, possui uma vida que poderíamos chamar de privilegiada. Mora na Suíça, um dos países mais seguros do mundo, é casada com um homem lindo, rico, e perdidamente apaixonado por ela, têm dois filhos saudáveis, trabalha como jornalista num dos jornais mais lidos e respeitados de Genebra, é desejada pelos homens e invejada pelas mulheres.
Linda seguia a sua rotina normalmente, até ouvir em uma entrevista uma frase que mudaria sua vida. Depois desse dia Linda começou a viver num mundo de angústia, questionamentos, medos e dúvidas. Todos esses sentimentos colocaram em xeque a previsibilidade de seus dias, e ela já não conseguia suportar o esforço que precisava fazer para fingir estar feliz, quando na verdade o que sentia era uma enorme apatia.
Quando ela reencontra seu ex-namorado da adolescência, Jacob, hoje um homem casado e um político bem-sucedido, ela sente despertar em seu peito uma nova razão de viver, uma paixão que a tempo não sentia. Motivada por esse sentimento renascido, Linda fará de tudo para conquistar esse amor impossível, e terá de descer até o fundo do poço das emoções humanas para, enfim, encontrar sua redenção, e com isso, a sua felicidade.
"Busquemos primeiro o amor, e todo o resto nos será acrescentado."
Quantos sentimentos Adultério despertou-me! Paulo Coelho é um autor que provoca o leitor. Seus livros nunca são meras histórias, eles chegam sempre carregados de questões que nos fazem refletir e avaliar as diversas facetas do comportamento humano.
Além do adultério, tema central da história, Paulo Coelho discorre sobre uma questão comum na vida da maioria dos casais no mundo: A rotina. Eu penso que é simplesmente impossível evitar que a rotina faça parte do nosso dia-a-dia, mas a questão é como viver essa rotina sem deixar que ela sufoque o amor e a paixão. Sendo a rotina inevitável, temos apenas que escolher vivê-la ao lado de quem amamos.
Já a personagem Linda, que a primeira vista me pareceu uma pessoa depressiva, se vê sufocada pela rotina e pela falta de paixão por tudo que a rodeia. E ao idealizar Jacob como um amante perfeito ela fica cega para o que ela possui de melhor, uma família linda e maravilhosa. Mas Jacob é sinônimo de aventura, de perigo e de paixão, sentimentos que ela tanto procurava, e para vivê-los coloca tudo o que é realmente importante em segundo plano.
E essa paixão por Jacob, ou pela aventura de que ele representava, desperta em Linda sentimentos e atitudes desprezíveis, mas que segundo ela é tudo em nome do 'amor'. Mas até que ponto podemos ir em nome do 'amor'? E assim, vamos acompanhando os devaneios de Linda em sua busca, mesmo que por caminhos tortuosos, pela recuperação da paixão em sua vida. Por algo que lhe devolvesse a emoção e o sentido de estar viva.
Um dos pontos fortes dos livros de Paulo Coelho é que por meio de seus personagens ele procura transmitir sempre algum ensinamento. Muitas passagens de seus livros são realmente lindas e que nos fazem pensar. O autor discorre sabiamente sobre vários temas utilizando-se da história, cultura e trechos bíblicos para, assim, fundamentar seus pensamentos e teorias, mas sem permitir que seu texto fique cansativo.
Em Adultério, assim como outros livros escritos por Paulo Coelho, encontramos uma história profunda e que nos leva à reflexão sobre comportamento, convenções e sentimentos, mas principalmente sobre a felicidade e o amor.
Teste
ResponderExcluirTeste
ResponderExcluirEu amo os livros do Paulo Coelho todos que eu já li amei.
ResponderExcluirNão sou muio fão de Pauo Coelho, já li uns quatro livros dele e o que mais gostei foi Brida, eu li uma critica literária de um casa bem famoso e ele avacalhou com o livro, mas como sempre tenho a impressão de que esses caras não saem nada, eu prefiro acreditar nas impressões sinceras dos leitores. Muito legal que vc gostou, achei mesmo que esse livro seria interessante quando sobre ele! =D
ResponderExcluirGosto muito dos livros do Paulo Coelho mas esse, não sei porque, não me atrai nem um pouquinho. Nem vou tentar ler, pois sei que ficarei com vontade de parar no meio e isso, eu detesto fazer. Gostei muito da sua resenha, mas não vou ler o livro.
ResponderExcluirMaristela G Rezende
fantástica a resenha, apesar de nao fazer o meu estilo de leitura, gostei ^^
ResponderExcluirOi Miriam
ResponderExcluirSua resenha ficou incrível, pontuando a característica de cada personagem e o ponto forte da trama.
Sou um pouco preconceituosa com relação aos livros de Paulo coelho e não tenho vergonha de admitir. Talvez a palavra não seja preconceito, mas uma experiência ruim mesmo.
Não gostei nada do único livro dele que li e agora torço o nariz para todos os livros dele.
Beijos
Oi Miriam,
ResponderExcluirEu li esse livro e bem sou daquelas que erros são perdoáveis a traição é uma escolha...então não perdoou. Mas aproveitei muita a leitura, que me fez pensar em outros pontos. Beijokas Elis!!!
http://amagiareal.blogspot.com.br/
Oiiii Miriam,
ResponderExcluirNão sei o pq mas não ando recebendo a newsletter daqui....
Esse livro do PC não me chamou atenção, eu li recentemente O zahir e apesar do foco não ser o adultério ele está bem presente na trama e me desagradou bastante. Assim que vi o título deste lançamento decidi passar batida nele.
Ainda bem que você gostou. =)
Minha Velha estante
Leitura Nossa de Cada Dia
Nossa eu estou louca para ler este livro. Embora o tema adultério me deixe um pouco nervosa durante a leitura, esse livro parece ser muito bom. Lendo a resenha fiquei ainda mais curiosa para saber o desenrolar da trama da Linda, preciso comprar esse livro.
ResponderExcluirOlá, Marciele,
ResponderExcluirEu li vários dele. Alguns amei, outros nem tanto. Mas gosto dos livros dele, pois sempre aprendemos algo, tiramos alguma lição.
Um beijo!
Olá, Kézia,
ResponderExcluirEsse livro é bom principalmente pela verossimilhança da história. A traição é uma coisa terrível e que traz muito sofrimento, mas infelizmente é comum em nossa sociedade. Eu abomino, e em nenhum momento compreendi a atitude da personagem, mas mesmo assim gostei da leitura.
Um beijo!
Oi, Maristela,
ResponderExcluirMas é assim mesmo. As vezes a gente bate o olho e já sabe que nem adianta tentar. E é realmente chato parar um livro no meio da história, bate uma consciência pesada, né!? rsrs
Um beijo.
Oi, Vanessa,
ResponderExcluirSe um dia tiver a oportunidade leia sem grandes pretensões. Quem sabe você acaba gostando.
Um beijo!
Oi, Nanda,
ResponderExcluirO tema adultério incomoda mesmo, ninguém curte traição, né? Mas o livro é bom, leia sem grandes pretensões que você vai curtir sem dúvida a leitura.
Um beijo!
Acabei de ler, e acho que Paulo Coelho colocou na personagem central,Linda, atitudes e pensamentos masculinos, as mulheres reagem de forma muito diferente das relatadas no livro ....
ResponderExcluir