Blogosfera Antiplágio
Então vem a fase de revisão. Você lê, relê. Muda frases de lugar, ajusta conceitos. Reformula ideias. Talvez apague tudo e recomece. Afinal, você é um blogueiro responsável. Quer que seu texto saia o melhor possível, que os leitores puxem lencinhos e se emocionem com você, ou que leiam e riam porque você também riu lendo aquele livro. E você procura imagens. Capas de várias edições pelo mundo. Imagens em gif que traduzam seu surto ao ler aquela história. Trilhas sonoras que acompanharam sua leitura. Imagens que ilustrem o quanto você foi afetado pelo que o autor te contou naquelas páginas.
Quem sabe você não seja tão perfeccionista e só escreva seu texto, tomando o cuidado de ver se não tem nenhum errinho. Tudo bem. Deu trabalho do mesmo jeito escrever as coisas da melhor maneira que você sabia. Tudo isso te custou tempo. Aquele espaço entre seus dois empregos. Suas horas de folga que podiam ser empregadas em outras formas de lazer. Minutos e mais minutos madrugada adentro, em que você poderia estar dormindo. O drama pode parecer exagerado, mas muitos blogueiros deixam o lazer e o sono de lado pra manter o blog! Mas você ama ler. E ama seu blog. Ama escrever e ama o que faz e é por isso que você está ali, persistente. Criando seu próprio conteúdo. ...Tudo isso para vir um babaca chupinhador e roubar seu trabalho suado de horas em alguns poucos segundos, postando aquilo que você deu o sangue pra criar como se fosse dele. SEM CRÉDITOS. Enganando a todos: aos leitores, que nem sempre sabem do que o kibador é capaz; às editoras e autores que inadvertidamente fecham parcerias com tais blogs... e a ele(a) mesmo(a), que anda por aí achando que ninguém percebe a grande e robusta mentira que é.
Esse post é parte de uma postagem coletiva contra o plágio na blogosfera. Acesse o site "Blogosfera Anti-Plágio", saiba mais sobre o assunto e veja quem mais apoia essa causa.
UHUL! >)
ResponderExcluirEstás participando!? Ainda dá tempo!
ResponderExcluirEm 25 de abril de 2012 09:59, Disqus escreveu:
#BlogosferaAntiplagio É a blogosfera unida contra essa prática que, além de antiética, é ilegal.
ResponderExcluirMiriam, que super post!
ResponderExcluirVocê sabe que apoio veementemente a causa, cara colega blogueira, só prefiro usar o termo de defensora da Criatividade na blogosfera ^^
Eu repassei algumas madrugadas insones enquanto lia teu texto. Sei bem como é, eu tenho um caderno de notas separado para as resenhas, citações, comentários, devaneios e tudo que me vem à mente durante a leitura. É absurdo que alguém seja capaz de copiar textos e não atribuir créditos ao autor. Ou pessoas que vendem monografias - e pior, as que compram!!
Enfim, é injusto, chato, ofensivo. Espero que a campanha tenha frutos positivos e vamos em frente, que quem copia tem muito pouco a oferecer, vai se dar mal na própria vida, se não aprender a pensar por si o//
Beijão a você e sorte a todos nós!
This
Oi, This!
ResponderExcluirO post realmente ficou muito bom, e que texto o pessoal produziu, né! Eu apoio e concordo com tudo o que ele diz!
Comprar e vender trabalhos acadêmicos e monografias é o fim, essa coisa não tem nem nome.
Eu já encontrei três resenhas minhas em outros blogs, dá um nó no estômago que você nem imagina! E o pior, recebendo comentários, elogios... é muito ruim ver a minhas palavras sendo usadas por outros como se fosse deles! Afff
Concordo contigo, a vida vai ensinar... e que prevaleça uma blogosfera criativa e honesta!
beijo e obrigada pelo comentário! =D
Em 26 de abril de 2012 20:24, Disqus escreveu: