Lei obriga instalação de bibliotecas nas escolas
A aprovação desse projeto vai propiciar aos alunos acesso aos livros e isso é sem dúvida fantástico, mas entra em questão outras coisas: Será que o governo brasileiro vai colaborar com a instalação das bibliotecas? Em algumas escolas de nosso país nem mesmo chega merenda. Um país onde os alunos vão para a escola - mais do que se imagina - só para comer, pois passam fome em suas casas, consiguirá incentivar a leitura? E as escolas que não possuem nem a estrutura básica para os alunos assistirem as aulas, aonde será a biblioteca? É muito comum assistirmos reportagens sobre escolas que não possuem carteiras e/ou quadro negro. O retrato da educação no Brasil é deprimente, espero que nossos governantes se conscientizem de que é preciso melhorar muita coisa na educação e instalar bibliotecas é só um passo...
"A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade a proposta da ex-deputada federal Esther Grossi (PT-RS), para que toda escola pública ou privada tenha, obrigatoriamente, uma biblioteca. O projeto, anteriormente aprovado pela Comissão de Educação e Cultura, determina que cada biblioteca tenha pelo menos quatro livros por aluno matriculado.
Apresentado há seis anos, o projeto está em linha com as diretrizes traçadas pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), no melhor aproveitamento dos espaços educacionais, a exemplo do que ocorre em outros países. Nos EUA, por exemplo, a proposta da Associação Americana de Bibliotecas é de 10 livros por aluno em cada biblioteca, considerado um dos lugares mais propícios como ponto de difusão do interesse pela leitura.
Mas apenas propiciar, mesmo que por força de lei, a instalação de bibliotecas em cada escola brasileira, não é suficiente, segundo o secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, José Castilho Marques Neto, que coordenou no ano passado a pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil". Ele acrescenta que o desafio é criar uma ampla rede nacional de amparo às bibliotecas públicas.
A criação de ao menos uma biblioteca pública em cada município brasileiro é uma das propostas a serem financiadas por meio de um dos projetos do Ministério da Cultura (MinC), o Fundo Pró Leitura, cujo projeto de lei será encaminhado pelo Executivo federal em breve. “Com a criação do Fundo, além de uma biblioteca em cada cidade brasileira, teremos também incentivos para estimular o hábito de leitura, essencial para incluir no mundo dos livros os atuais 73 milhões de não leitores”, diz Fabiano Santos, diretor nacional de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura."
Fonte: Hoje em dia
Eu atendia em um consultório de uma escola super pobre no município onde sou concursada (faz tempoooo)e esta escola apesar de pobrezinha, tinha uma super biblioteca! Eu costumava ler na hora do almoço, li a biografia de Olga Benário lá!
ResponderExcluirConcordo com o que vc disse:)
Bj
Tens um selinho de Natal no meu blog!!!
ResponderExcluirInfelizmente na prática as coisas nem sempre funcionam, mas a lei é ótima! Tenho uma amiga que paga uma fortuna pela escola da filha e não tem biblioteca.
ResponderExcluirOi Mi;
ResponderExcluirVim aqui te convidar para participar da primeira promoção do Uma Janela Secreta
http://umajanelasecreta.blogspot.com/2009/12/promocao-mentes-roubadas.html
Dá uma força lá para a primeira promoção do blog ^.^
Obrigada!
Bjss!
Miriam, não sei já te avisei mas fiz um selinho de Natal e está tua espera no meu blog.
ResponderExcluirBjinhos*
Eu estava procurando informações sobre "No Mundo dos Livros" de José Mindim para incluir em http://www.cultura.dequalidade.com.br/?p=593 e encontrei seu site.
ResponderExcluirGostei muito dele.
Parabéns!
Oi, Cultura de Qualidade!
ResponderExcluirFico sempre muito feliz com comentários como o seu. Muito obrigada!
volte sempre ao blog LBG!