[Resenha] A Grande Arte de ser Feliz - Rubem Alves - Editora Planeta
Título: A Grande Arte de ser Feliz
Autora: Rubem Alves
Editora: Planeta
Ano de Publicação: 2014
"Os olhos dos adultos, havendo se enchido de saber, e havendo, portanto, perdido a capacidade de ver das crianças, olham sem nada ver (daí o seu tédio crônico) e ficam procurando cura para a sua monotonia de ver em experiências místicas esquisitas, em visões de outros mundos, ou em experiências psicodélicas multicolorias.
Pois eu lhe garanto que não existe visão de outro mundo que se compare, em beleza, a asa de uma borboleta."
As crônicas de Rubem Alves em A Grande Arte de ser Feliz são como presentes para a alma. Um livro delicioso e de leitura fácil, mas que tem o grande propósito de te instigar e de te fazer pensar sobre os temas descritos. Um livro docemente provocador, que mexe com o nosso sossego, remexe com nossos saberes e nos faz questionar muito dos nossos paradigmas.
O livro é dividido em três partes: Coisas que dão alegria; Coisas do amor e Coisas da alma, e nelas - com uma escrita envolvente e acessível - Rubem Alves nos fala com sua maneira profunda, única e metafórica, sobre temas polêmicos como Infidelidade, Fé, Deus, Inferno, Homossexualidade, Filhos, Amor e outros.
Já na primeira página do livro Rubem Alves nos convida a brincar com as suas palavras, e explica que a melhor forma de brincar é 'pensando os seus próprios pensamentos', pois 'pensar é uma forma deliciosa de brincar'. Rubem Alves não nos dá respostas, ele sutilmente nos questiona com seu texto repleto de contos, parábolas e citações.
Muitas das crônicas contidas nesta obra foram inspiradas a partir das dúvidas, questionamentos e sugestões dos leitores enviadas ao autor por e-mail, cartas ou telefonemas, e o resultado são textos lindamente escritos e que nos levam a 'brincar' e refletir sobre todos os assuntos abordados.
Rubem Alves é indiscutivelmente um Mestre do saber. Seus textos são encantadores e de fácil compreensão, e são indicados a todos que gostam de livros inteligentes e que aguçam os sentimentos e as sensações.
A Grande Arte de ser Feliz é um livro maravilhoso e que deve ser lido, relido, e morar permanentemente na cabeceira da nossa cama.
A Grande Arte de ser Feliz é um livro maravilhoso e que deve ser lido, relido, e morar permanentemente na cabeceira da nossa cama.
Postar um comentário
Qual a sua opinião?
Comente a vontade e faça parte do blog!