Presas, a Dádiva da Escuridão - Marco de Moraes
'Gritar não adiantava. A cada grito meu o tempo escurecia mais, o gramado se mexia mais, as nuvens se irritavam mais e os cortes luminosos no céu eram lâminas, trovões rápidos tais quais se poderia imaginar.'
[pág. 86]
Sinopse: A vida de um homem tem um novo início a partir da abertura dos seus olhos em plena cegueira que perdura por longos caminhos em que sua visão nada alcançava além de obviedades presas por suas limitações ante o desespero da perda de tudo: de tempo, de lugar, de nome. A luta do personagem se dará pelo decorrer da sua busca pelo que emerge em pedaços de recordações, mistura de pesadelos e a sua realidade enfadonha, carregada de fardos que parecem não ter fim. Os dias de luz se foram; os filhos da noite se manifestaram e dominaram todos os cantos das noites profundas que perduraram até a última gota de sangue maldita derramada.
Presas: a Dádiva da Escuridão é uma história repleta de personagens assustadores e misteriosos. Em suas páginas, num cenário assombroso, encontramos vampiros terríveis, bruxas poderosas, fantasmas e até mesmo a própria morte, além de outros personagens que durante a leitura despertam muita desconfiança dando uma pitada de suspense a tudo.
No início da história, Irwin, o personagem narrador, está completamente perdido. Não sabe quem é, ou de onde vem, e não possui sequer uma mera recordação de seu passado. Como diz a sinopse, está 'cego' de lembranças. E foi mais ou menos assim que me senti ao iniciar a leitura, meio perdida, mas no decorrer do enredo e ao acompanhar as andanças de Irwin por lugares tão misteriosos e lúgubres que ficar indiferente foi impossível, e logo eu estava envolvida com a história e com uma curiosidade danada de saber quem era Irwin e o que aconteceria quando ele finalmente encontrasse o que buscava!
Senti falta de conhecer melhor certos personagens que tiveram apenas uma rápida passagem na história, como as Bruxas, por exemplo, que são seres temíveis e que apesar da sua importância em toda a trama são pouco exploradas. Senti também que o final foi um pouco rápido demais, queria mais detalhes e explicações sobre os acontecimentos que são bem intrigantes.
Por nunca ter lido antes um livro escrito em prosa poética estranhei um pouco e, com isso, a construção de algumas frases, mas isso acabou se dissipando logo depois de algumas páginas e a leitura passou a fluir tranquilamente.
Numa avaliação geral, eu gostei muito da leitura! 'Presas, a dádiva da escuridão' possui uma trama repleta de originalidade e com um final totalmente inesperado! Fiquei muito feliz em conhecer o trabalho do Marco de Moraes e de ser surpreendida por sua inovação num campo já tão saturado como dos vampiros.
Oie,
ResponderExcluirQue bom que a leitura te conquistou...desejo que em 2013 seja um ano repleto de ótimas leituras porque você merece.
Adorei a resenha e fiquei curiosa pelo livro. Espero um dia lê-lo.
Beijokas elis
http://amagiareal.blogspot.com.br/
Oi, Elis! Que 2013 seja um ano feliz e cheio de leituras para você tbm! Um beijo
ResponderExcluirCuriosei com certeza, o tipo de escrita prosa poética já li um a dois livros, e no começo é difícil se acostumar mesmo, mas depois que pega o embalo,só vai. Vai pra lista =D
ResponderExcluirOi, Kézia,
ResponderExcluirO autor me disse que vai sair uma nova edição com algumas correções e atualizações em meados de 2013. Vamos esperar!!