Vontade de viver - Régine Deforges
Vontade de viver, de Régine Deforges, publicado pela Editora Best Seller, é o segundo volume da série 'A Bicicleta Azul'. A resenha do primeiro volume você pode conferir aqui.
'Tempo de novos amores, novos perigos. Na França ocupada, a coragem de resistir'. (contracapa)
O ano é 1942, vamos reencontrar Léa, nossa protagonista, lutando para sobreviver em um dos piores momentos da guerra, onde parentes e amigos traem e, em atos covardes, colaboram com o inimigo. Não é fácil confiar nas pessoas e saber quem está verdadeiramente ao seu lado. Todos vivem assustados com a possibilidade de cair nas armadilhas da Gestapo, que tortura e mata sem piedade com o intuito de descobrir a identidade dos Resistentes Franceses.
Muitos jovens franceses se aliam à Gestapo, mas Léa continua lutando ao lado dos Resistentes, desprezando os perigos da guerra e opondo-se aos horrores nazistas, em busca da tão sonhada liberdade.
A vida nas terras de Montillac, interior da França, está muito difícil. Camille tenta fazer o seu melhor para manter as terras, mas Fayard, o feitor da fazenda, que sonha com o dia em que Montillac será sua, não está facilitado em nada.
É muito difícil conseguir alimento, os preços são exorbitantes e tudo que existe é racionado, mas Léa é cheia de 'vontade de viver', é jovem, bonita e dona de uma imensa coragem de lutar! A passividade não faz parte da sua natureza. Mas para sobreviver em tempos tão cruéis é preciso ter aliados, mesmo aqueles que não inspiram tanta confiança, como Raphael Mahl - informante da Gestapo, mas que por Léa nutre uma amizade sincera - e o enigmático e misterioso François Tavernier - com quem Léa vive momentos intensos de paixão que a fazem esquecer a guerra e todo o sofrimento que os cercam.
Em "Vontade de viver" a série 'A Bicicleta azul' ganha ainda mais força! A narrativa continua envolvente e dinâmica como no primeiro volume, mas a história é mais intensa já que a guerra está em seu auge. Os protagonistas enfrentam muitos problemas e sofrem com as consequências da guerra, mas em compensação a esperança de liberdade faz com que os Resistentes lutem com afinco por seus ideais, não deixando-se abater diante das dificuldades.
Durante a trama pode-se notar claramente o amadurecimento de alguns personagens, que abandonam suas fragilidades e futilidades para lutarem em prol da liberdade francesa.
'Vontade de Viver' é um livro fabuloso, onde a história e personagens reais se misturam a ficção com maestria. Em um enredo fascinante, a autora consegue descrever as atrocidades da guerra sem utilizar um texto melodramático. Existe muito sofrimento, sim, mas é a força, a resistência, a luta por sobrevivência e a coragem dos personagens que ganham ênfase nessa linda e envolvente trama.
Leia! Você não se arrependerá!
Os livros da série "A bicicleta azul"
1 - A Bicicleta azul
2 - Vontade de viver
3 - O Sorriso do diabo
4 - Tango negro
5 - Rua da seda
6 - A última colina
7 - Cuba libre
8 - Argel - cidade branca
Os livros da série "A bicicleta azul"
1 - A Bicicleta azul
2 - Vontade de viver
3 - O Sorriso do diabo
4 - Tango negro
5 - Rua da seda
6 - A última colina
7 - Cuba libre
8 - Argel - cidade branca
Não vou dizer que li a resenha porque né, vai que eu decido ler o livro e tem algum spoiler. Rs.
ResponderExcluirMas enfim, muita gente me fala bem desse livro. É bom mesmo? Tou aqui pensando se arrisco ou não.
Beijos!
Oi, Leel,
ResponderExcluirEu gostei demais dos livros! Apaixonantes, vale a pena!
Um beijo
Flor tem desafio pra vc la no blog...beijokas elis!!!
ResponderExcluirOi Miriam, nossa esse parece ótimo, vai para lista, estou com vontade de ler algo diferente.
ResponderExcluirBjus
Oi miriam adoro essa serie, mas so li os tres primeiros livros q sao os mais conhecidos, mas ela é bem mais longa q isso. Estou correndo atras dos outros, quero conferir como esta a vida de Lea e François.
ResponderExcluirXero.
Caline
Mundo de Papel
ei Miriam, eu não conhecia esse livro, mas pela sua resenha ele parece ser muito bom.
ResponderExcluirvou procurar para ler. ^^
beijos.
Miriam gostei por demais da sua resenha, ha com certeza se uma hora dessas eu ver esse livro por ai vou adquiri-lo, o bom seria adquirir a serie toda de uma vez, né?..rsrs....beijokas elis!!!!
ResponderExcluirnão li essa resenha, nem posso, quero o livro,o livro, o liiivro.. nom encontro.. vou entrar em depressão.. ASHUASHUAHSUAHSUA..
ResponderExcluirDeixo o link do meu blog, lá é uma misturebança, mas tem uma postagem sobre a Regine Deforges, o livro a Bicicleta azzul, terminei de le-loo, preciso voltar lá no blog, e terminar minha postagem.. ainda tenho muitos trechos copiados em minha agenda...ASHUAHSU...
http://custuration.blogspot.com