Blogagem coletiva "Não ao Plágio"
Desde que cite a fonte, você pode publicar texto de outras pessoas à vontade. Mas acima de tudo tenha respeito por quem pesquisou e se dedicou para produzir algo que se você copiou e porque gostou! Então diga que o texto é de tal pessoa e que vc está reproduzindo porque o texto vale a pena ser lido!
Não é crime copiar, crime é dizer que o texto copiado é seu!
O mundo virtual dos blogs é um espaço livre, de compartilhamento de ideias e opiniões, mas essa liberdade também deve ser norteada pelos princípios da ética e da camaradagem.
Infelizmente a ética e a camaradagem não têm sido respeitadas por algumas pessoas. Nos últimos dias tivemos conhecimento de que um dos blogs dedicados a falar sobre o universo dos livros o "NOSSOS ROMANCES", foi quase que totalmente copiado. A proprietária (e nós também) vimos que além do layout do blog, vários textos foram simplesmente transplantados de um blog para o outro. A confirmação do plágio se deu a partir da comprovação que as mesmas resenhas publicadas no blog Nossos Romances, estavam publicadas aqui.
Plágio 1, Plágio 2, Plágio 3, Plágio 4, Plágio 5, Plágio 6
As blogueiras têm consciência de quando os textos estão inseridos na internet, há possibilidade de menções e cópias, mas o que não é admitido é ter os nossos textos copiados, sem a nossa autorização ou, pelo menos, um aviso de que o texto será reproduzido. A falta desse aviso é compreendido pelas blogueiras como uma simples cópia com o intuito de aproveitar-se da audiência e/ou sucesso alheio.
O caso do blog Nossos Romances que teve seu template e textos copiados, chegou a tal ponto que até o domínio .com.br foi registrado. A ação é considerada como plágio e a blogosfera literária repudia, abomina e em conjunto vai denunciar essa atitude."
Acho que todos que citam algo de outro lugar deveriam colocar a fonte.
ResponderExcluir