|Resenha| O Mundo de Vidro - Maurício Gomyde
Título: O Mundo de Vidro
Autora: Mauricio Gomyde
Editora: Porto 71
Ano de Publicação: 2011
SKOOB
"- Com licença. Tem alguém aqui neste banco?
Ele nem se virou. Não respondeu nada. Continuou olhando pela janela. Não poderia mesmo impedir que alguém sentasse a seu lado.
- Eu só queria saber se ainda existe a possibilidade de a gente conversar.
Reconhecendo a voz, virou e não acreditou no que ouviu."
O Mundo de Vidro foi uma grata surpresa. Eu recebi o livro do autor, autografado, em 2011. Na época eu li a orelha e acabei colocando o livro na estante para engordar a pilha dos 'vou ler depois', e ficou lá até no início de ano, quando decidi escolher alguns livros desamparados a um tempão e por fim nessa espera.
E digo uma coisa para vocês, se lá em 2011 quando eu recebi o livro, eu tivesse ao menos lido o prefácio eu tinha lido o livro inteiro, pois eu dei umas boas risadas somente com a leitura dele.
Em O Mundo de Vidro conhecemos 'Ele' e 'Ela', e no mundo não haveria de ter pessoas mais diferentes.
Ele era introspectivo, andava sempre meio curvado por conta da baixa autoestima que cultivava, sem muitos amigos, beirava a depressão, vivia seus dias entediantes no 'automático'. Trabalhava com processamento de dados. Morava sozinho. Era sozinho.
Ela era linda! Sorriso perfeito na boca perfeita, corpo escultural, praticava esportes. Andava de cabeça erguida, olhar firme, confiante! Era independente e formada em jornalismo. Era professora na Faculdade e em cursos temporários. Morava sozinha. Tinha muitos amigos.
Quando os caminhos dessas pessoas totalmente diferentes se cruzam seus mundos se transformam e o inesperado acontece...
O Mundo de Vidro traz uma história totalmente inesperada e fora dos padrões. Eu achei o texto muito original e bem desenvolvido, cheio de tiradas engraçadas e, em alguns momentos, inacreditáveis. O autor nos leva pelas páginas nos apresentando personagens em estado bruto, mas que durante a leitura fica evidente seu crescimento.
Ler um texto cheio de humor é muito legal, mas achei que em alguns momentos ele passou um pouco dos limites e ficou levemente exagerado, nada a ponto de atrapalhar a leitura, mas com certeza a ponto de eu querer esganar certo personagem.
O que achei genial é que pensei que não saber o nome dos personagens me incomodaria, mas em nenhum momento do texto eu senti falta de conhecer seus nomes, eles são tão nítidos e vivos que 'Ele' e 'Ela' bastou.
O Mundo de Vidro é um livro que fala de amor, sentimentos e sofrimentos, e sobre a busca da felicidade, mas sem ser previsível. É uma história muito bem escrita, de leitura fácil, leve e gostosa de ler. E depois dessa leitura só posso dizer uma coisa: Eu quero mais Mauricio Gomyde na minha estante.
Essa leitura fez parte de Desafio Literário: O Resgate dos Esquecidos na Estante.
Saiba mais sobre esse desafio AQUI!
Oi Miriam,
ResponderExcluirDo Gomyde li apenas A máquina de contar histórias e gostei muito. Ele tem uma escrita fácil e divertida. Pretendo conferir outros livros dele, mas confesso que esse não estava na lista.
Gostei da resenha e não gosto de personagens sem nome, mas você me fez deixar esse pormenor de lado. =)
Gosto bastante da narrativa do Maurício, ele é um ótimo autor. Ainda não li O Mundo de Vidro...
ResponderExcluirBeijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky