[Resenha] Enfeitiçadas - Jessica Spotswood - Editora Arqueiro
Título: Enfeitiçadas
Autora: Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro
Ano de lançamento: 2014
Páginas: 272
INSB: 978-85-8041-230-7
Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará à idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do pode das bruxas ou um segundo Terror.
Com uma capa lindíssima, com páginas diagramadas com perfeição e com uma arte gráfica encantadora, Enfeitiçadas é - literalmente - um livro de encher os olhos de tão lindo! O enredo é muito interessante, nele conhecemos a história de um tempo em que a sociedade era governada pelas Bruxas, mas que foram derrotadas por uma irmandade formada por homens tiranos. Depois da queda das Bruxas, foi instaurado um governo ditador - A Fraternidade - onde as mulheres são tratadas como seres inferiores e que devem respeito e obediência aos homens. Uma rígida religião é imposta a todos, e os livros são proibidos às mulheres, por contér informações e mulheres informadas são perigosas.
Esse governo é cruel e pune as mulheres desobedientes, mas principalmente as que são suspeitas de bruxarias. Ser Bruxa é viver em perigo constante. As mulheres Bruxas que sobreviveram à grande guerra, e as que nasceram após ela, tentam de todas as maneiras esconderem a sua magia e vivem com medo de serem descobertas. A Fraternidade condena cruelmente as mulheres suspeitas, sem chance de defesa, jogando-as em prisões, manicômios ou mesmo com a morte.
Cate, Maura e Tess são irmãs, Bruxas, que perderam sua mãe prematuramente. Antes da morte de sua mãe Cate promete a ela que protegerá a todo custo suas irmãs mais novas: Maura e Tess.
Quando um bilhete misterioso leva Cate a procurar o diário de sua mãe ela descobre que cumprir a promessa feita a ela em seu leito de morte será muito difícil. É no diário que Cate descobre uma antiga profecia capaz de levar a sua família à destruição.
Cate, Maura e Tess são irmãs, Bruxas, que perderam sua mãe prematuramente. Antes da morte de sua mãe Cate promete a ela que protegerá a todo custo suas irmãs mais novas: Maura e Tess.
Quando um bilhete misterioso leva Cate a procurar o diário de sua mãe ela descobre que cumprir a promessa feita a ela em seu leito de morte será muito difícil. É no diário que Cate descobre uma antiga profecia capaz de levar a sua família à destruição.
Sozinha, desesperada e tentando manter suas irmãs em segurança, Cate começa a vasculhar livros proibidos e a buscar ajuda em novos amigos rebeldes. Tudo isso enquanto precisa lidar com eventos sociais, com a pressão da Fraternidade para que ela decida entre escolher um marido ou abraçar a Irmandade, o lado feminino da Fraternidade, e com a descoberta de sentimentos novos e avassaladores pelo jardineiro da família, um homem inadequado, mas que mexe furiosamente com seus sentimentos.
- Não obrigada - agradeço. Passo por Finn e me ajoelho na frente do emaranhado de rosas. - Ainda tenho o meu exemplar. Só não tenho mais tempo de ler.
- Essa foi a coisa mais triste que ouvi hoje - declara Finn, e passa a mão pelo cabelo desalinhado - Ler é a fuga perfeita para qualquer coisa que a aflija.
Enfeitiçadas é o primeiro livro da série 'As Crônicas das Irmãs Bruxas' e a primeira sensação de ele nos passa é de revolta. A história desperta facilmente esse sentimento pela forma abominável que as mulheres são tratadas pelos homens integrantes da Fraternidade. Com seus cruéis sermões afirmando o quanto as mulheres são umas coisinhas tolas, burras e insignificantes, de como são perigosas simplesmente por serem mulheres. São tantas proibições, ordens e humilhações, que é revoltante.
Apesar de seu enredo ser interessante, com bruxaria, romance, profecias, perseguições e fortes laços familiares, a narrativa não me conquistou completamente. Seu desenvolvimento é lento e cansativo, a história começa a engrenar mais ou menos lá pela centésima página e foi preciso insistir um pouco para dar continuidade à leitura.
Conhecemos a história sob o olhar de Cate, com todos os seus medos e responsabilidades, que é uma personagem interessante, tímida, mas corajosa, e que coloca sua família acima de seus próprios sentimentos. Finn Belastra - o livreiro e jardineiro da família Cahill - é extremamente cativante. Ele é Honesto, fiel e livre dos preconceitos predominantes naquela cidade. Maura é uma desmiolada, e Tess, apesar de ser a mais nova, e a mais madura das três bruxinhas. O livro possui ainda outros personagens que acabam destacando-se de uma forma muito especial e que conquistam um bom espaço na história.
Enfeitiçada possui um enredo intrigante, mas eu esperava mais ação e romance, mas apesar da leitura não ter me empolgado muito no início, e de ter achado ela lenta e que tudo demorou muito para acontecer, depois acabei curtindo e aproveitando com prazer a leitura. E como o livro termina num ponto crucial (como os autores gostam disso, heim?) fiquei curiosa pela continuação.
Enfeitiçadas é um livro regular e que deve ser lido sem grandes expectativas, talvez assim você possa curtir a leitura desde o início.
Enfeitiçadas é um livro regular e que deve ser lido sem grandes expectativas, talvez assim você possa curtir a leitura desde o início.
Oi Flor,
ResponderExcluirEu li esse livro sem expectativa alguma e posso dizer que gostei bastante já que curto o enredo e o lado jovem, claro que queria mais magia e ação. Fiquei meio assim com o final e a degustação, mas eu gostei bastante desse primeiro volume. Bjus Elis!!!
http://amagiareal.blogspot.com.br/
Uma das poucas resenhas que li que não foram tão positivas em relação ao enredo do livro. Bom saber um opinião contrária da maioria.
ResponderExcluirBjs, Rose