[Eu que fiz!] Bolinho de Arroz – Aproveitando as sobras.
Umas das coisas que me entristecem muito é o desperdício de alimentos. Eu tento fazer a minha parte cuidando para que isso não aconteça em minha casa. Procuro comprar somente o necessário, para que os alimentos não estraguem, e capricho na quantidade de comida que cozinho para que não sobre, e se acaso sobrar comemos no dia seguinte ou então congelo para mais tarde.
Quando sobra arroz costumo aproveitar no outro dia. Eu cozinho o arroz do dia e quando ele está quase cozido eu coloco em cima a sobrinha do dia anterior. Assim ele esquenta, umedece, e fica muito bom novamente! Mas às vezes sobra arroz demais e uma forma de não desperdiça-lo é fazer 'bolinho de arroz', que fica delicioso e que, com certeza, ninguém vai deixar que sobre na mesa!
![]() |
Clique para ampliar. |
A receita não têm medidas exatas, você usa os ingredientes conforme seu gosto e na quantidade que desejar.
Para duas xícaras de sobras de arroz, eu uso o seguinte: Sobras de Arroz, 1 ovo, meia xícara de leite, um tomate, meio pimentão (uso vermelho ou amarelo), meia cebola de cabeça, um punhadinho de cebolinha verde e salsinha, dois dentes de alho, três colheres de parmesão ralado, trigo para dar liga, pimenta do reino, cominho e sal à gosto.
Para fazer, pique o que deve ser picado e misture os ingredientes numa vasilha. Acrescente o trigo até dar liga e acerte o sal. Modele os bolinhos usando duas colheres e frite-os em óleo quente.
Viu, não tem segredo nenhum! Os ingredientes essenciais são o arroz, o ovo, o leite e o trigo. O resto é por sua conta, acrescente o que quiser e na quantidade que achar melhor! E se quiser usar somente os ingredientes essenciais, sem problemas, a dica e que use um pouquinho de sazõn que vai incrementar e dar um saborzinho especial.
Essa é a minha dica para aproveitar a sobra de arroz, Gostou? E você, o que faz para utilizar as sobras de arroz?

Ai, que delícia! Amei saber que a receita te despertou as doces lembranças da infância! Ela é realmente uma receita antiga, feita por nossas mães e avós. Saudades!
ResponderExcluirNossa, Bolinho de Arroz, você me fez viajar para uma infância tão, tão distante agora!!
ResponderExcluirBolinho de arroz!!! Agora fiquei com muitaaa vontade!!! *-*
ResponderExcluirAiaiaiai
Minha mãe faz sempre. E um nunca fica igual ao outro, pois além da sobra do arroz, usa-se a sobra dos legumes cozidos, das verduras refogadas, da carne moída, do frango de domingo... Às vezes é só bater no liquidificador, quando a mistura fica grossa. Tempera-se, coloca massa de tomate para ficar colorido, e tá pronto!
ResponderExcluirBjos!
Eu sempre faço bolinho com a sobra do arroz. E tenho também uma receita de torta salgada de liquidificador que é uma delicia.
ResponderExcluirPronta pra casar, né amiga! rsrsr
ResponderExcluirEu adoro torta salgada, não faço em casa porque o Zeca não gosta. Uma pena, pois eu adoro!!
Beijo
2013/2/14 Disqus
Oi flor....vou tentar fazer, pois nunca acerto o bolinho frito...hsuahs..mas esse tá fácil demais...amei a dica....\o/..bjus elis
ResponderExcluir