Ser Clara – Janaina Rico
"Assim que coloquei meus pezinhos na igreja, cuidadosamente feitos para serem exibidos naquela sandália maravilhosa, Pedro veio atrás de mim como um louco perguntando se Laura havia desistido de se casar. O pentelho estava tão nervoso, mas tão nervoso que era possível ver gotas de suor jorrando em cascatas de sua testa.
Foi a primeira vez na vida que senti dó dele. Sabe, sempre me diverti muito em ver homens sofrendo, principalmente homens dos quais eu não gosto."
(pág. 14)
"Sinopse: Clara é uma jovem brasiliense, de 27 anos, que está envolvida com os preparativos do casamento de sua melhor amiga, Laura. Durante a festa, ela conhece um médico rico e famoso, o homem dos sonhos de qualquer mulher. Porém, acaba se envolvendo com um colega de adolescência. Mal sabe ela os obstáculos que viverá pela frente, tais como uma sogra desesperada e até mesmo tentativas de assassinato, até que consiga decidir o que quer da vida."
Ser Clara é um chick-lit nacional que não deixa nada a dever aos vários sucessos internacionais, no mesmo estilo, que recheiam as prateleiras das nossas livrarias! Muito bem escrito, com uma leitura que flui facilmente e que nos prende em suas páginas nos fazendo rir muito com suas tiradas engraçadas, mas que ao mesmo tempo discute temas importantes, como homossexualismo, traição, anorexia, ciúmes desmedido, vingança, mas principalmente sobre amizade e amor.
Nossa personagem Clara é uma mulher independente, corajosa, intensa em todos os seus sentimentos e atitudes, comete erros e se arrepende, mas nem sempre aprende com eles. Clara é verossímil. Ela representar muito bem qualquer mulher que se ama e que segue seu coração.
Não posso dizer que fui com a cara de Clara assim de primeira. No começo achei que ela era muito perua e seu comportamento não era condizente ao pré-conceito que eu tinha de uma professora de português. Não gostei muito do jeito dela ficar se gabando por ser 'gostosa' e se proseando somente por ter um 'bundão'. Também achei seu modo de agir e de vestir muito vulgar. Bem, eu tinha tudo para detestar Clara, mas essa sensação foi sumindo, se dissolvendo durante a leitura e à medida que me envolvia pela aventuras dessa personagem totalmente maluquinha!
Clara é uma mulher moderna, bonita, sexy e inteligente, totalmente desajuizada e que em alguns momentos acaba 'metendo os pés pelas mãos'! Clara, como qualquer pessoa normal, possui muitas qualidades e defeitos, mas posso defini-la com muita facilidade em apenas uma palavra: Intensa.
E a história de uma mulher assim não poderia ser fraca, certo?! Certíssimo! Como já disse, o livro é divertido e traz tudo de bom que um chick-lit delicioso deve ter: Amigos leais e maluquinhos, uma mãe mandona e amorosa, um homem lindo e gostoso, e, lógico, um final que surpreendente, com cenas emocionantes e cheias de suspense!
Alguns criticaram por Clara é desbocada e soltar uns belos e grandes palavrões! Eu penso ao contrário. A literatura vive sendo mutilada por tradutores pudicos que não respeitam em suas traduções o texto original dos livros. Acho isso desnecessário, afinal, uns bons palavrões não vão denegrir ninguém! E, convenhamos, ditos nos momentos certos servem como uma bela interjeição, e se ele está lá e por que cabe certinho na história!
E é isso, Ser Clara tem um texto delicioso,
com muita qualidade, que não possui 'meias palavras' e é inteiramente livre de
preconceitos. Estou muito orgulhosa por
Janaina Rico ser nossa! Uma autora brasileira que merece holofotes
internacionais!
Recomendo Ser Clara e penso que é uma leitura obrigatória para os amantes de Chick-lit!

Oi, Miriam.
ResponderExcluirEstou com esse livro na pilha, que ganhei em uma promo no twitter.
Já tinha lido a resenha no blog de uma amiga e gostei muito por lembrar dois chick-lits que estou lendo e me divertindo horrores.
Beijos.
Você vai se divertir muito com os vários ditados que Clara solta! rsrsr
ResponderExcluir2012/10/22 Disqus
ai que legal, sinceramente achei a capa meio sem graça, mas é bem realista, talvez por isso chame a atenção, mas quero ler com certeza, fiquei bem curiosa... quero dar muita risada
ResponderExcluirMuito obrigada! =)
ResponderExcluir