Liga, Desliga - Colleen McCullough
O jogo do assassino está apenas começando...
Quando partes do corpo de uma garota é encontrado no frigorífico do "Hug", um conceituado Centro de Pesquisas Neurológicas, Carmine Delmonico não podia imaginar que estava na frente de um dos mais longos e complicados casos de sua carreira.
A garota encontrada fora cruelmente estuprada até a morte e desmembrada. Seu corpo foi colocado em sacos no frigorífico com a clara intenção de que fosse incinerado com os restos mortais dos ratos, gatos e macacos que eram utilizados nas pesquisas do Hug.
A autopsia do corpo revelou que o assassino era extremamente meticuloso, pois não havia sequer uma digital, fibra ou qualquer outro vestígio que pudesse levar Carmine ao assassino, colocando dessa forma todos os funcionários do Hug como suspeitos.
Sem nenhuma pista concreta para seguir, mas partindo da possibilidade de antes desse corpo ter havido outros que foram incinerados sem que ninguém percebesse, o Detetive faz uma intensa investigação no arquivo de pessoas desaparecidas e o que ele encontra é assustador. Muitas das meninas desaparecidas nos últimos meses eram extremamente semelhantes a garota encontrada no Hug.
Latinas, donas de um rosto perfeito, cabelos encaracolados, lábios carnudos, magras e com apenas 16 anos de idade. Com tantas semelhanças entre as meninas a polícia fica em alerta total, pois tudo leva a crer que estão em busca de um assassino múltiplo que está agindo a muito tempo na região, sem nunca ter levantado nenhuma suspeita.
Mas a medida que novos assassinatos vão ocorrendo, a mídia, os políticos e toda a sociedade começam a cobrar mais desempenho da polícia para a solução desse caso, mas Carmine está de mãos atadas e muito frustrado, pois o assassino - que agora não tem a mínima intenção de esconder seus crimes - é como um fantasma: silenciosamente rapta as adolescentes, comete seus crimes e abandona os corpos sem deixar nenhum vestígio ou testemunhas.
"Não, ninguém tinha visto.
E não, ninguém tinha visto nenhum estranho.
Ele consegui de novo, pensou Carmine[...]"
(pág. 140)
Liga, Desliga de Colleen McCullough, publicado pela Editora Bertrand Brasil, tem uma leitura fluida e, como era de se esperar, é muito bem escrito e rico em detalhes. McCullough - autora do consagrado livro “Pássaros Feridos” - consegue nos manter presos na história por uma curiosidade crescente em busca do misterioso assassino.
O livro possui todos os ingredientes clássicos de um bom romance policial, mas com um 'recheio' especial de intrigas familiares e sociais, e apesar da crueldade dos assassinatos, nas páginas de Liga, Desliga encontramos um suspense leve, mas permanente e literalmente da primeira a última página ou, melhor dizendo, último parágrafo, onde a autora nos brinda com uma grande surpresa!
Liga, Desliga possui ótimos personagens, como Carmine que bem merecia outros livros, e um enredo bem amarrado. Todo o mistério que envolve os crimes despertou o investigador que existe dentro de mim (risos!), a autora descreve comportamentos estranhos para quase todos os personagens, então a cada página eu tinha um suspeito! E no final descobri que sou um fracasso como investigadora! (risos!)
Então nem preciso dizer, né! Se você gosta de romance policial não deixe de ler Liga, Desliga!
Está Super recomendado!
[resenha publicada anteriormente no blog Leituras e Devaneios, na coluna Leitores Convidados]
acho que vu gostar muito desse livro...
ResponderExcluiramo romances policiais...
muito boa a resenha, e o blog é ótimo!!
beijoos
Adoro o gênero, esse vai pra mina lista, com certeza.
ResponderExcluirOi Miriam sempre tive muita vontade de ler esse livro. Conhecia a autora por causa do livro Pássaros feridos que é totalmente diferente desse aqui.
ResponderExcluirA história parece ser bem empolgante.
Xero.
caline
Mundo de papel
deve ser muito bom esse livro, só pela resenha já fiquei super curiosa! já anotei na minha lista básica de próximas aquisições!!!!
ResponderExcluirTá na minha lista há séculos, mas ainda não li. Fala sério... deve ser bom! :)
ResponderExcluirBjs
Olá Miriam!
ResponderExcluirAdoro a Colleen! Todos os livros que li dela foram leituras fantásticas mas ainda não experimentei o policial dela. A tua resenha está perfeita!:)
Oi Miriam,
ResponderExcluirAdorei a resenha, vim dar uma olhada por conta da dica do Top 10, não sei como não tinha visto ainda. Vai para a lista de desejados. Adoro um romance policial e ainda vem com dramas familiares e um assassino cruel. Preciso. =)