A Mulher do Viajante no Tempo - Audrey Niffenegger
Eu deveria ter lido esse livro para o Desafio Literário do mês de julho, a sugestão era a leitura de um livro que teve adaptação para o cinema, como achei que a leitura ia ser rápida deixei para a última semana, mas não dei conta da leitura! Leitura atrasada, resenha mais atrasada ainda! Mas antes tarde do que mais tarde! Certo?!
Quando era criança, eu não via a hora de
estar com Henry. Cada visita era um acontecimento.
Agora, cada ausência é um não acontecimento, uma subtração, uma aventura sobre a qual vou ouvir quando meu aventureiro se materializar aos meus pés, sangrado ou assobiando, sorrindo ou tremendo. Agora tenho medo quando ele some. (pág. 243)
Em "A mulher do viajante no tempo" de Audrey Niffenegger, publicado pela editora Suma de letras, conhecemos a história de Henry DeTamble e Clare Abshire. Ele, um bibliotecário e ela, uma linda estudante de arte.
Os dois se apaixonam e vivem uma história de amor com características únicas. Henry possui uma rara condição genética que o faz viajar pelo tempo involuntariamente em momentos de estresse, os deslocamentos são imprevisíveis e Henry é incapaz de controlá-los.
Essa condição faz com que o casal viva se reencontrando ao longo da vida, com idades diferentes, e não necessariamente na ordem cronológica. Ele pode ter 28 anos e ela 20; ele pode ter 40 e ela 6. E Clare, para quem o tempo passa normalmente, tem de aprender a conviver com a ausência de Henry e com o caráter inusitado de sua relação.
O livro é narrado em primeira pessoa pelos dois personagens principais e dividido pelas narrativas de Henry e de Clare, e muitas vezes um acontecimento é narrado sob a perspectiva de cada um dos personagens.
O livro possui uma história de amor e amizade, repleta de encontros, perdas, despedidas e reencontros, que supera o tempo e a distância. Um enredo que deveria ser repleto de emoção, mas que por conta da narrativa não transmite intensidade. Tive a impressão de que os fatos são apenas descritos, sem 'calor'. Talvez falte pontos de exclamação, não sei dizer exatamente, mas para mim a leitura não fluia! Exemplo:
"Lágrimas escorrem pela cara de meu pai. Ele está velho.
Não dá para dizer de outro jeito. Ele tem 57 anos e é um velho.
Não estou irritado, agora. Estou com pena e assustado por ele."
(página 191)
Senti falta de continuidade no início da história, mas depois de algumas boas páginas essa sensação passou, também acabei me acostumando com a narrativa e a leitura começou a fluir. Confesso que fiquei um pouco confusa com tantas datas, idades, idas e vindas. Peguei-me várias vezes voltando na leitura para conferir as datas e as idades dos personagens.
MAS! Apesar disso tudo, não sei dizer exatamente em que momento da história meus sentimentos mudaram! Só sei que não mais que de repente eu estava apaixonada pela história e por seus personagens, desejando que o livro não tivesse fim e sentindo aquela terrível sensação de DPL! Não queria dizer adeus aos personagens, e aquela sensação de estar sozinha, mesmo estando cercada por outros livros, tomou conta de mim. (dramática! rsrsr). É inexplicável a sensação, mas fiquei por dias me sentindo meio 'orfã de livro'.
É impossível não amar Henry e Clare que, com todos os seus defeitos e qualidades, são personagens deliciosos. E o amor que sentem um pelo outro, a amizade e a entrega! Um amor profundo que nem mesmo o tempo e a distância é capaz de apagar.
É impossível não amar Henry e Clare que, com todos os seus defeitos e qualidades, são personagens deliciosos. E o amor que sentem um pelo outro, a amizade e a entrega! Um amor profundo que nem mesmo o tempo e a distância é capaz de apagar.
Ah! Achei incrível como Audrey Niffenegger não se perdeu nas tantas viagens de Henry! O livro termina sem deixar pontas soltas, se elas existem não percebi. Para mim a história é ‘redondinha’ e todas as questões são respondidas!
O livro vale muito a pena e a história é muito linda! Afinal, ele não seria publicado em mais de 20 países e ganharia uma versão para o cinema se não fosse bom! O filme "Te amarei para sempre" - que corri para assistir assim que terminei a leitura - também é ótimo e possui algumas cenas bem fiéis ao livro!
Então vou recomendar a leitura, sim, sim, sim!
Que bom que você conseguiu terminar de ler! hehe
ResponderExcluirvi o filme a partir da metade, pq cheguei em casa quando minha irmã tava assistindo. Curiosa assisti assim mesmo. Agora quero muito ler o livro pra entender tudo direitinho.
Mi!!! Que mega fofo deve ser esse livro, obrigada por me dar aquel "empurrãozinho" que faltava para eu compra-lo.
ResponderExcluir*PS: Essa sua resenha vai ter uma parcela de culpa muito grande na minha falta de $$.
Beijão!!
^.^
adorei a resenha, eu vi o filme e amei ... agora vou ter que ler :)
ResponderExcluirA história realmente parece ser linda. Esse é um dos livro que nunca li nada negativo sobre ele, mas mesmo parecendo ser uma linda história de amor, não tenho vontade de ler.
ResponderExcluirTalvez isso seja por eu saber como é o final e não gostar de finais desse tipo.
Quem sabe um dia eu me renda a ele, né?
Adorei a resenha. =)
Olá!
ResponderExcluirTenho esse livro, mas tô enrolando p/ ler. Não sei porque, mas perdi o interesse. rsrs
Sua resenha me deixou mais curiosa, vamos ver se eu animo.
Bjs
Quero muito ler esse livro. O filme está parado esperando que eu leia pra depois assistir.
ResponderExcluirBjs, Caline.
http://mundo-de-papel1.blogspot.com/
Ei Miriam,
ResponderExcluirEu amo este livro, não leio muitos romances mas este foi um dos que mais gostei. Quero ver agora o filme que eu ainda não conheço :)
bjoo
Quero muito ler esse livro.. sempre to adiando...
ResponderExcluirPS: Quanto a seu email, recebi sim. Depois que tudo tiver bem definido te mando outro XD
Passei para deixar um abraço. Boa quarta-feira!
ResponderExcluirPoxa, eu sou louca para ler esse livro! parece ser ótimo né!
ResponderExcluirbeijos
M!riam, usei queijo parmesão ralado (Faixa Azul). Bjs!
ResponderExcluirVi o filme e fiquei um pouco perdida. Tinha receio q acontecesse o mesmo com o livro. Mas depois de ler sua resenha.. irei tomar coragem e o lerei. =) bjooss
ResponderExcluir